SINAL VERDE PARA CONSTRUÇÃO DE USINA HIDRELÉTRICA EM ITAPERUNA


Há 3 anos este blog postava  também a informação de que o empresário Moacir Pinto Filho, começaria um projeto de geração de energia elétrica na Ilha da Cachoeira da Fumaça, no distrito itaperunense de Retiro do Muriaé.

Depois de cumprir as rigorosas exigências ambientais e florestais, Moacir finalmente recebeu a Licença Prévia do Inea- Instituto Estadual de Ambiente podendo começar a infraestrutura da CGH- Central Geradora Hidrelétrica nos próximos dias.

O projeto é de autoria de uma empresa da capital do estado composta por engenheiros civis, hidráulicos, eletricistas e mecânicos e abrange 2 turbinas cuja água usada para movimentá-las “não será desperdiçada em uma gota”, segundo o empresário, pois voltará para o rio.

Com geração de 2,74 megawatts, a Usina do Retiro, como será chamada, já tem 2 pré-compradores, a Copapa, fábrica de papel de Santo Antônio de Pádua e a Oi, empresa de telefonia celular, sobrando para outras demandas em qualquer parte do país.

A usina é por fio d’àgua, não tem barragem de grande porte, apenas uma pequena contenção de desvio para o canal alimentador das turbinas.

No local, todas as árvores foram preservadas e dezenas de outras foram plantadas. O projeto já havia recebido a também exigente autorização da ANA-Agência Nacional de Águas, faltava só a do Inea.
A previsão mais otimista de Moacir Pinto Filho é de concluir a obra em 2 anos, incluindo uma ponte da margem até a ilha.

Pioneiro na radiofonia em FM, com a 103 em 1988, o comunicador-empresário faz o mesmo na geração de energia no município, além de empregos e renda que virão com a construção, manutenção e operação da CGH.

Fonte: Nino Bellieny / FotoAérea: Farley Couto

Comentários