RIO ITABAPOANA ESTABILIZA COM 2,10M E NÃO OFERECE RISCO DE ALAGAR RUAS DO CENTRO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA

 
Após atingir a cota de transbordo nesta sexta-feira (11/02), o Rio Itabapoana vem mantendo uma estabilização de 2,10m ao longo deste sábado (12/02/2022), em Bom Jesus do Itabapoana-RJ.

Há um pequeno ponto de alagamento na Rua Pedro José de Almeida, no bairro Pimentel Marques.

Nenhuma casa do bairro foi atingida pela água do Rio Itabapoana.

Toda essa água é proveniente de um temporal que caiu na terça-feira (08/02), nos municípios mineiros de Alto Caparaó e Espera Feliz, que começou a chegar na cidade na madrugada de quinta para sexta-feira (11/02).

A Defesa Civil mantém o monitoramento nos níveis do Rio Itabapoana.

Na região do Caparaó Capixaba e na Serrana bonjesuense não teve registro de chuvas fortes nas últimas 24 horas, caindo apenas uma chuva fraca na noite desta sexta (11/02).

Com tudo, a Defesa Civil mantém uma prevsão que o Rio Itabapoana comece recuar nas próximas horas.

Em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros: 193, ou para a Defesa Civil Municipal: (22) 3831-1403.

FALSAS MEDIÇÕES DO NÍVEL DO RIO PELO ALERTA DE CHEIAS DO INEA

MEDIÇÃO EXAGERADA DE 1,25M HÁ MAIS NO SITE DO ALERTA DE CHEIAS DO INEA CAUSA PÂNICO NA POPULAÇÃO RIBEIRINHA EM BOM JESUS DO ITABAPOANA

 
O Site do Alerta de Cheias do INEA está causando pânico na população de Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste do Rio de Janeiro, e nos moradores de Bom Jesus do Norte, no Sul do Espírito Santo.

O motivo é por conta do site emitir uma medição falsa do nível do Rio Itabapoana, conforme pode ser observado na medição das 18h10 da noite deste sábado (12/02/2022), momento em que na régua da ponte marcava 2,09m de água, enquanto na medição do site às 18h15 a medição era de 3,34m, uma diferença de 1,25m há mais do que a real medição.

Com 3,34m., a água do Rio Itabapoana estaria alagando boa parte do Bairro Silvana e do Centro em Bom Jesus do Norte, e no lado Carioca, Ruas do Pimentel Marques, Centro, José Lima, Lia Marcia e Usina Santa Isabel estariam alagadas.

Através do whatsapp, o blogueiro Alan Gonçalves solicitou ao Sargento Júnior, Coordenador de Defesa Civil e o Fábio de Mello, Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, que coloquem a medição das réguas da ANA e do INEA alinhadas com a medição da pilastra da ponte, para que a população tenha uma medição única na cidade, e não venha se confundir dos níveis do Rio Itabapoana.

Transtornos com a falsa medição do Alerta de Cheias do INEA

A redação do Blog Alan Gonçalves vem recebendo muitas ligações por parte de moradores que estão vendo essa medição na internet, fazendo os mesmos pensarem que as ruas das duas Bom Jesus estariam alagadas. 

Alguns deles que estavam fora da cidade chegaram a voltar as pressas para o município pensando que o Rio Itabapoana estava de fato com 3,35m de água, quando na verdade o mesmo só está com 2,10m.

Blog Alan Gonçalves

Comentários