Moradores de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), Itaperuna (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), e outras cidades da região, ficaram assustados com o amanhecer e pôr do sol no final neste sábado (24/08/2024), e mais assustados ainda com os tons avermelhados ao observarem a lua ao anoitecer.
Em buscas de respostas, especialistas responderam que, a mudança na coloração do sol e da lua está atribuída às partículas de fumaça e cinzas provenientes das queimadas que ocorrem no Amazonas, Minas Gerais e no interior de São Paulo.
O astrônomo Wagner Sena explicou que o fenômeno ocorre devido à dispersão atmosférica. Normalmente, a luz solar, que é composta por todas as cores visíveis, é parcialmente dispersa pelas moléculas de ar, o que faz o céu parecer azul e o sol, branco ou ligeiramente amarelado.
No entanto, a presença de fumaça e outras partículas maiores na atmosfera intensifica a dispersão das cores azul e verde, deixando que apenas as cores vermelha e amarela cheguem aos nossos olhos. Este processo faz com que o sol, especialmente durante o amanhecer e o entardecer, assuma uma aparência mais avermelhada.
Além de alterar a cor do sol e da lua, a presença dessas partículas também provocou uma leve opacidade no céu, tornando-o menos claro e mais sombrio, um sinal visual claro da poluição do ar.
Blog Alan Gonçalves
Comentários
Postar um comentário