PM AMBIENTAL APREENDE 28 PÁSSAROS EM CATIVEIRO DURANTE OPERAÇÃO NACIONAL DO CAPARAÓ


Nesta quarta (27) e quinta-feira (28) a Polícia Militar Ambiental e ICMBio realizaram a Operação Curupira I, que teve como objetivo fiscalizar as atividades extrativistas e degradadoras na região do entorno do Parque Nacional do Caparaó no lado capixaba.

A ação teve foco, nessa primeira etapa, a região de entorno do Parque nos municípios de Ibitirama e Divino de São Lourenço, onde foram aprendidos 28 pássaros da fauna silvestre nativa sem a autorização do órgão ambiental competente.

Os pássaros estavam em cativeiro em condições precárias para sobrevivência. Segundo a PM, O que chamou a atenção foi a quantidade de pássaros da espécie Trinca-ferro, 10 no total e que é de grande incidência na região.

Ainda de acordo com os militares, os infratores capturam esses animais para venderem para traficantes de pássaros do Rio de Janeiro. Também foram apreendidos 17 coleiros e 1 curió.

Os animais foram recolhidos e encaminhados à Unidade de Polícia Judiciária onde posteriormente serão encaminhados para o Iema.

A Polícia Ambiental lembra que a manutenção de pássaros em cativeiro é crime previsto no Art 29, §1º,III, da Lei Federal 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

Fonte: Aqui Notícias

Comentários