RESSACA CAUSA MAIS DESTRUIÇÃO EM MEAÍPE, NA ESTRADA DE GUARAPARI

A forte ressaca que atinge o litoral do Estado fez aumentar a destruição na Praia de Meaípe, com rampas e calçadão quebrados, e na região de Porto Grande, na Rodovia do Sol (ES-060), em Guarapari.

Com parte da pista destruída pela erosão, caminhões, ônibus, carros e motos se arriscam passando bem próximo da cratera aberta pela força das ondas dos últimos dias. Já os ciclistas e pedestres começam a evitar passar pelo local.

O mar agitado tem deixado os motoristas assustados na região. É o caso do motorista de ônibus Roberto Rui, de 61 anos. Segundo ele, o caminho ficou ainda mais perigoso.

“A gente já viu aqui os carros que caíram neste ponto. Não temos o que reclamar da sinalização, porque há várias placas, mas existe o perigo do asfalto ceder a qualquer momento, já que as fortes ondas que estão batendo na barreira vão cavando por baixo do asfalto. É uma tragédia anunciada”, disse.

Em agosto do ano passado, o carro de um comerciante de 60 anos caiu na areia da praia. O veículo ficou destruído e foi retirado por um caminhão. O motorista não se feriu e chegou a ser preso por aparentar sinais de embriaguez. Ele pagou fiança e foi liberado.

No final de julho de 2019, um EcoSport prata também caiu na areia. O mar estava tão agitado que as ondas acabaram levando o veículo, que ficou destruído. No mesmo dia, um Fiat Doblo cinza ficou pendurado no mesmo local e, por pouco, não caiu no mar também.

Obras

O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), responsável pela via, informou que monitora constantemente o trecho e a sinalização.

Afirmou que a equipe acompanha o fluxo de carros, ciclistas e pedestres e orienta prudência ao trafegar no trecho. Questionado sobre uma possível interdição da via, devido ao perigo, o DER disse que não há previsão de interdição.

É planejado para a costa de Guarapari o engordamento da Praia de Meaípe, que vai reduzir os impactos das ondas na costa.

Segundo o DER-ES, a contratação das obras de contenção e engordamento da praia será publicada ainda neste ano.

Quanto à orla de Meaípe, a Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Obras, informou que irá promover o reparo da via.

Fonte: Tribuna Online



Comentários