66 FAMÍLIAS CONTINUAM FORA DE CASA POR CONTA DA CHUVA EM BOM JESUS DO ITABAPOANA

 

Desde o último sábado (20/02), quando as chuvas que afetam todo o município de Bom Jesus do Itabapoana aumentaram e agravaram a situação das famílias, as equipes técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação vêm atuando nos locais mais afetados. 

Os pontos mais críticos para auxílio da Assistência Social estão localizados nos bairros Lia Márcia e Pimentel Marques. Além dessas localidades, os distritos Usina Santa Isabel, Carabuçu e Calheiros foram bastante afetados. 

Atualmente, há no município 53 desalojados e 13 famílias desabrigadas. Dois abrigos provisórios estão em funcionamento: na Escola Municipalizada Sebastiao Pimentel Marques e na Escola Municipal Anacleto José Borges.

As famílias atingidas pelas chuvas, tanto aquelas acolhidas nos abrigos temporários, as que foram para as casas de parentes e amigos, bem como as que permanecerem em suas residências foram cadastradas e, acessaram os benefícios eventuais. As famílias acolhidas nas escolas recebem 5 refeições diárias, atendimento por parte da saúde, para disponibilização de medicamentos de uso contínuo, aferição de pressão, bem como outros atendimentos, das mais diversas políticas sociais. 

"A orientação é que as equipes da Prefeitura, trabalhem de forma permanente e contínua, apoiando todas as famílias atingidas, sejam aquelas que estão nos abrigos temporários, na casa de parentes e amigos ou mesmo aquelas que não saíram de casa, mas tiveram perdas", afirma o prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Paulo Sergio Cyrillo.

No domingo (21/02), uma equipe técnica da secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos deslocou-se para o município, a fim de prestar apoio e auxiliar no desenvolvimento das ações. A equipe foi composta por Ana Paula Barbosa Bala, coordenadora do Programa Recomeçar, Poliana Soares Santana Motz, da Proteção Social Especial e Getúlio Costa Ferreira, da Gestão do SUAS. 

A avaliação da equipe do Governo do Estado, que visitou os abrigos temporários e os locais atingidos, bem como acompanhou o trabalho das equipes técnicas em campo é de que o atendimento às famílias está sendo executado de forma humanizada, visto que permanece uma família por sala, para não romper os vínculos, bem como garantir as regras sanitárias devido à pandemia de Covid-19. Os desabrigados receberam álcool gel e máscara facial de proteção. Segundo Poliana Motz, "é muito difícil um município ter esse grau de organização e articulação, ainda mais no início de uma nova gestão e diante de tantas dificuldades enfrentadas". 

O encerramento das atividades com a equipe do Governo do Estado ocorreu na segunda-feira (22/02), com reunião de avaliação de pactuação de estratégias conjuntas junto ás famílias que devem ser desenvolvidas nos próximos dias.


ASCOM PMBJI / Blog Alan Gonçalves

Comentários