ENCHENTE 2021 EM BOM JESUS DO NORTE: QUASE 700 PESSOAS CONTINUAM FORA DE CASA

 
Veja o vídeo

Quase 700 moradores de Bom Jesus do Norte, no Sul do Espírito Santo, continuam fora de casa depois que o Rio Itabapoana, que corta a cidade, subiu cerca de quatro metros acima do nível normal, transbordou e deixou bairros alagados.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil, publicado no início da noite desta segunda-feira (22), Bom Jesus do Norte tem 650 desalojados e 28 pessoas desabrigadas.

O rio começou a subir no sábado (20). No domingo (21), o Itabapoana atingiu 3,98 metros acima do nível normal. Com isso, famílias foram retiradas de casa com a ajuda de um barco da Defesa Civil.

Nesta segunda, o nível do rio baixou. Porém, várias ruas da cidade continuavam debaixo d’água. As famílias desabrigadas foram levadas para uma creche e para uma escola municipal.

A família de Rita de Cássia da Silva, abrigada na creche do município, deixou a casa onde mora quando a água já batia no joelho. Antes, todos os móveis foram colocados no segundo andar.

“Da última vez eu perdi tudo. Dessa vez, graças a Deus, não”, disse.

Sem ter onde colocar os móveis, a família da diarista Lidiane Silva levou tudo que tinha para o abrigo. Um caminhão da prefeitura fez o serviço.

“Por mim eu já estava em casa, mas a água não desce”, disse.

O auxiliar de produção Leandro Madalena levantou todos os móveis da casa. Em uma enchente anterior, ele perdeu tudo que tinha em casa.

“Graças a Deus, entrou só uns vinte centímetros dentro de casa. Ainda vou esperar mais um pouco para descer as coisas e ver se o rio não sobe de novo. Se tivesse vindo um pouco mais de água do que a gente estava esperando, eu tinha perdido tudo”, relatou.

Muitas famílias não tiveram a mesma sorte. Nesta manhã, um caminhão da prefeitura recolheu os pertences e móveis estragados pela enchente.

Na tarde desta segunda, a prefeitura informou que ainda há risco de novas chuvas no município e recomendou que os moradores não retornem para casa, mesmo onde a água já baixou.

“Enquanto o nível do rio estiver acima do volume normal, a gente precisa continuar em alerta. A gente tem que estar atento para atendê-los antes que o pior aconteça”, alertou o coordenador da Defesa Civil de Bom Jesus do Norte, Casé Vieira.

Fonte: G1 ES / TV GAZETA

Comentários