CONTAS DE LUZ VAI FICAR MAIS CARA PARA OS CLIENTES DA ENEL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; CONSUMIDORES VÃO PAGAR A CONTA DE EMPRÉSTIMO DE R$10,5 BILHÕES FEITO PELO SETOR ELÉTRICO


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (15) reajustes entre 12% e 17%, em média, nas contas de luz de clientes da Light e da Enel Rio – distribuidoras de energia que atendem consumidores do estado do Rio de Janeiro.

O maior reajuste será para os clientes da Enel Distribuição Rio, que atende 3 milhões de unidades consumidoras.

Segundo a Aneel, o reajuste da Enel Rio será de:

- 17,14% para clientes residenciais;

- 15,38% para consumidores de alta tensão; e

- 17,39% para os consumidores de baixa tensão, como pequenos negócios, exceto os clientes residenciais.

Com isso, ao todo, o efeito médio do reajuste tarifário da Enel Rio será de 16,86%. Os novos índices já estão em vigor.

Aneel aprova empréstimo bancário para setor de energia e consumidor que pagará a conta

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta terça-feira (15) que o novo empréstimo ao setor elétrico para cobrir os custos da crise energética do ano passado será de até R$ 10,5 bilhões, dividido em duas partes.

O dinheiro será levantado junto a bancos públicos e privados. O financiamento, com cobrança de juros, será pago pelos consumidores de energia através de um novo encargo aplicado à conta de luz a partir de 2023, porém, com juros.

O prazo total do financiamento e a taxa de juros ainda serão definidos junto aos bancos que vão emprestar o dinheiro. A previsão da Aneel é que a operação saia até a primeira quinzena de abril. O prazo total do financiamento será de 54 meses.

Fonte: Rádio Itaperuna 96,9 FM

Comentários