PESCADOR ENCONTRA CORPO DE ADOLESCENTE QUE SE AFOGOU EM PIÚMA

 
Depois de quase 24 horas do desaparecimento, um pescador de Piúma acabou encontrando o corpo do adolescente, Gustavo Xavier Maia, 16 anos, boiando próximo a Boca da Barra, por trás da Ilha do Gambá, na tarde deste sábado, 06.

A família de Gustavo estava desolada e acompanhava as buscas quando o pescador chegou a Prainha da Ilha do Gambá trazendo o corpo do adolescente preso a embarcação.

Foram 23h00 de desespero e agonia os familiares, parentes e amigos que tinham muita esperança de que Gustavo estivesse vivo, perdido na ilha, ou agarrado a um arbusto, infelizmente, ele se afogou e morreu.  

A Reportagem esteve na manhã deste sábado na Ilha do Gambá onde conversou com o coordenador da Defesa Civil de Piúma, Heliomar Zucoloto que informou que a Marinha do Brasil havia suspendido as buscas, mas o Corpo de Bombeiros continuava com os botes fazendo a vasculha no mar e os guarda-vidas estavam mergulhando nas proximidades da Ilha com o apoio da Defesa Civil, que passou a rede em toda extensão das Ilhas do Meio, do Gambá e próximo ao mangue seco.

“Sem a rede nós fizemos buscas em toda extensão da orla central, até depois da Praia da Maria Neném, Boca da Barra, Ilha dos Cabritos e Prainha, no Portinho. Onde nossa embarcação nos dava segurança nós fomos. A Marinha fez a busca para fora, mar adentro e não teve sucesso”, disse.

Heliomar ressaltou que foram mais de 12 horas de buscas, ontem até às 22h00. E neste sábado, retornaram às 6h00 da manhã.

Perigo

Sobre o perigo de atravessar a praia para a Ilha do Meio, Heliomar disse que somente embarcações que fazem passeios marítimos com as devidas autorizações devem fazer o percurso, a pé, não é indicado, há perigo, pois o canal entre a Ilha do Meio e a Ilha do Gambá é fundo e há bancos de areia que enganam.

“A Defesa Civil e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer não orientamos ninguém fazer este trajeto por causa do perigo. O turista que está na nossa cidade, vendo que a maré está seca ver a oportunidade de chegar até a Ilha do Meio, não faça isso, você estará correndo risco de vida, porque bancos de areia que existem entre a Ilha do Meio e a orla central podem te confundir e você acaba passando no canal onde não vai conseguir dá pé e vai se afogar”, frisou o coordenador da Defesa Civil.     

PM

Tão logo o pescador chegou trazendo o corpo, a Polícia Militar isolou a área até a chegada da Perícia da Polícia Civil, que o encaminhou ao Serviço Médico Legal – SML de Cachoeiro de Itapemirim para ser necrospiado e liberado para sepultamento.  

O desaparecimento

Na tarde desta sexta-feira, 05, dois adolescentes, amigos, de Cariacica estavam com os pais na Praia em Piúma quando entraram no mar. A maré seca acabou atraindo vários turistas a seguirem mar adentro sentido Ilha do meio.

De acordo com uma tia de Gustavo, a adolescente que estava com ele contou que os dois conseguiram chegar à Ilha do Meio. Os pais, de ambos continuaram na Praia, quando perceberam que a maré estava subindo. Eles pegaram dois caíques e foram até a Ilha onde os filhos estavam, mas ao chegarem lá, só a amiga de Gustavo se encontrava, desesperada, porque o adolescente havia desaparecido no mar.

A tia do adolescente relatou que Gustavo saiu nadando de volta a praia na frente da amiga e disse que ia ver até onde dava pé, e ela o seguiu. De repente, ele com água já no pescoço gritou para que ela retornasse a Ilha e pedisse socorro. Ela voltou e quando conseguiu subir na pedra não avistou mais Gustavo.

Segundo a tia que veio da Serra para acompanhar as buscas, as duas famílias estavam juntas na mesma casa passando uns dias e foi uma fatalidade o que aconteceu.

Fonte: Espírito Santo Notícias

Comentários